O que é Mantra?

Atualizado: 6 de Jul de 2020


Brâmane lendo mantra em Bardia no Nepal


A palavra mantra provém do sânscrito e tem muitas diferenças sutis de significado: "instrumento da mente", "linguagem divina" e "linguagem da fisiologia espiritual humana" são apenas algumas de suas conotações. O mantra é um método pessoal ativo e pacífico de enfrentar as situações que você deseja mudar. São fórmulas antigas de sons divinos registrados pelos antigos sábios da Índia e mantidos em confiança e segredo durante séculos, tanto na Índia como no Tibete. É comum associar essa prática ao japamala, muito utilizado pelos Hindus e Budistas para a contagem dos mantras. O mantra é um instrumento para curar os problemas que todos enfrentamos na vida. A prática do mantra pode ajudar você a se acalmar, concentrar, reenergizar, entre outros. Pode ajudar a lidar com doenças e até mesmo, a obter a cura física. Ajuda também a lidar com situações difíceis ou desagradáveis, propiciando um esclarecimento para tomar ações mais precisas, equilibradas e coerentes. Ou obter paciência e perspectiva para simplesmente deixar que, simplesmente, as coisas aconteçam no decorrer do tempo. Auxilia também na realização dos seus objetivos e transformar seus sonhos em realidade.

A prática de mantras também pode ajudar a lidar com os problemas e necessidades materiais da vida, pois todos almejamos ou necessitamos de algo, ou desejamos realizar transformações. Algumas pessoas querem encontrar um parceiro. Outras estão em busca de um novo trabalho ou carreira. Muitos têm problemas de saúde e querem se curar. Tantos passam por dificuldades financeiras em uma ou outra fase da vida. Alguns desejos podem ser simples, como a compra de um carro novo ou mais complexos como aparar as arestas nas relações familiares. Muitos querem ajuda para lidar com emoções e conflitos interiores. Às vezes, nos deparamos com situações que provocam reações automáticas que gostaríamos de evitar, como sentimentos de frustração, tristeza, fúria e ciúmes. Essas reações podem ser mais problemáticas do que as situações que as provocaram e algumas palavras ditas com raiva podem causar danos enormes a uma relação de amizade ou de amor. A prática de mantras ajuda a obter clareza tanto com respeito ao propósito de sua vida quanto de si mesmo, conhecendo e explorando seus egos, anseios e desiquilíbrios, auxiliando na ampliação da sua consciência como um indivíduo divino inserido no universo, compartilhado com outros seres.

Muitas vezes, o sentimento de ajudar os outros se desperta, porém não se sabe exatamente como começar. Um membro da família ou colega de trabalho está passando por alguma dificuldade, ou o desejo de poder dar uma contribuição para melhorar a comunidade ou o mundo em que vivemos, mas a desorientação impede uma ação efetiva. A prática de mantras auxilia o encontro de um meio correto para promover mudanças efetivas. O instrumental relativamente simples do mantra pode ajudar a enfrentar todas as situações e desafios que você tem diante de si. Mesmo sendo de origem antiga, ele pode ser aplicado a praticamente todos os problemas atuais com bons resultados.


Mantras dos Chakras (Bjias)


Existem mantras para ajudar a ativar cada um dos chakras e prepará-Ios para lidar com a energia que é processada e usada em seu respectivo centro:

  • Chakra Muladhara (Base da Coluna Vertebral)

Lam é o som seminal do chakra Muladhara, .Ele é regido pelo elemento terra e tem a qualidade do olfato. Quando um devoto medita sobre o som Lam, diz se que surge uma fragrância mística como indício de progresso espiritual.

  • Chakra Swadhisthana (Abaixo do umbigo)

Vam é o som seminal do chakra Swadhisthana, localizado no centro genital. Seu elemento é a água e sua qualidade é o paladar. Ao recitar o bija Vam, visualize uma lua crescente sobre a água. A paciência começará a se manifestar, bem como um maior controle sobre o apetite e outros sentidos.

  • Chakra Manipura (Boca do Estomago)

Ram é o som seminal do chakra Manipura, localizado no plexo solar. É regido pelo elemento fogo e sua qualidade é a forma. Concentre-se no Ram e você verá um fogo "amigável" que é parte de você. Quando essa energia é equilibrada, desaparecem os distúrbios estomacais e problemas digestivos.

  • Chakra Anahata (Região Cardiaca)

Yam é o som seminal do chakra Anahata, situado no centro do coração. O elemento que o rege é o ar e sua qualidade predominante é o tato. Se você concentrar-se no som Yam, o som seminal do elemento ar, você poderá ouvir música ou vozes de seres divinos. (Como diz a Bíblia, se você encontrar espíritos, não deixe de testá-los.) A prática deste mantra bija pode ajudar a aliviar muito os sintomas da asma e de outras doenças pulmonares.

  • Chakra Vishuddha (Garganta)

Hum é o som seminal do chakra Vishuddha, situado na região da garganta. Seu elemento é o éter e sua qualidade o som. Quando você se concentra no Hum, os problemas de garganta são curados e fica fácil aprender outras línguas.

  • Chakra Ajna (Meio das Sombrancelhas)

Om é o som seminal correspondente ao chakra Ajna, localizado no centro da terceira visão.As energias masculina e feminina encontram-se no centro da terceira visão. Portanto, este som seminal contém o Princípio da Unidade. Este mantra seminal está relacionado a uma qualidade de inteligência cósmica. Pela prática do Om, eliminam-se as preocupações e a mente fica serena.

  • O Chacra Sahasrara (Topo da cabeça), não possui Bija mantras, ele é despertado através do silencio.

Mantras e Afirmações Positivas

  • Mantra para Remoção de Obstáculos e Desbloqueio Energético

OM GAM GANAPATAYÊ NAMAHA

Mantra dedicado a Ganesha, Filho e líder dos exércitos de Shiva Mahadeva, o grande destruidor dos obstáculos. Ganesha também simboliza a sabedoria sagrada, representada pela sua cabeça de elefante.

  • Mantra para Cura

OM RAM RAMAYA NAMAHA | OM RAM RAMAYA SWAHA

Ram é o som do chakra manipura ou plexo solar. Uma enorme quantidade de energia de cura jaz adormecida nesse chakra. O mantra pode ajudá-lo a ter acesso a essa energia. O simples mantra Om Ram Ramaya Namaha começa a desobstruir as correntes energéticas do seu corpo.A terminação desse mantra deve ser adaptada de acordo com a idade, passada a idade de 29 anos, a terminação do mantra deve ser alterada para Swaha, pois com o Retorno de Saturno por volta dos 29 anos, o padrão energético do corpo muda.

Deuses Hindus - Templo de Sri Murugan perto de Hampi, Índia

  • Mantra para Proteção

OM DUM DURGAYÊ NAMAHA

Esse Mantra é dedicado a Deusa Durga, ela é considerada, na Índia, símbolo da proteção divina. Montada num leão ou tigre, sua beleza é admirável mesmo com seus cem braços, cada um portando uma arma diferente. O folclore a descreve como sendo bela para os devotos da verdade e horrenda para as forças demoníacas que tentam prejudicar as pessoas de bom coração.

  • Mantra para Eliminar o Medo e a Raiva e para libertação Espiritual

OM SRI RAMA JAYA RAMA, JAYA JAYA RAMA

O nome deste mantra é Taraka, que significa "aquele que nos transporta atravésdo oceano do renascimento”. Os sons que compõem o mantra são os seguintes: Om é o mantra que corresponde ao mantra do chacra frontal, entre as sobrancelhas. Sri é um mantra tanto de saudação como de ativação do poder feminino situado na base da coluna. Rama refere-se ao sétimo avatar de Vishnu e ao ser divino que existe em todos nós e Jaya significa vitória.

  • Mantra para Prosperidade e Abundância

OM SHRIM MAHA LAKSHMIYEI SWAHA

Esse mantras é dedicado a Deusa Lakshmi, que é o princípio da abundância. Essa deusa é uma força feminina tão poderosa que o uso contínuo de seu nome sanscrítico gera grande energia criativa. Ela é a personificação da abundância.

  • Mantra para disposição e Força Física

OM SRI HANUMATE NAMAHA

Esse mantra é dedicado a Hanumam, os mantras Hanuman trabalham diretamente com o prana pois ele é tido como uma deidade de extrema força física e devocional, sendo o maios devoto de Rama. Quanto mais se pratica esses mantras, mais a energia vital impregna-se na consciência presente no som e na energia do mantra.

  • Mantra para Obtenção de conhecimento e ampliação da Criatividade

OM EIM SARASWATIYEI SWAHA

Esse mantra é dedicado a Deusa Saraswati, a Deusa doconhecimento, da Escrita e das Artes. Saraswati pertence à trindade divina hindu formada por Lakshmi e Durga, além dela própria. Os mestres espirituais os praticam para aumentar sua capacidade de aprender a sabedoria suprema.

  • Mantra para a Compaixão

NAMO KWAN SHI YIN PU SA

Entre os arquétipos budistas, Kwan Yin é uma fonte de grande compaixão. Recitar o mantra Kwan Yin é contribuir para aumentar a existência de uma compaixão ativa entre todos os seres do planeta terra.

  • Mantra para Autoestima e Amor próprio

AHAM PREMA

Esse mantra significa literalmente eu sou o amor divino, ao ser recitado , preenche o nosso ser com essa energia nos fazendo enxergar todo amor que existe dentro de nós.

  • Para Transformações e Aprimoramento do Ser

OM NAMAH SHIVAYA

Este mantra é dedicado á Shiva, uma das deidades mais importantes do hinduismo, fazendo parte da tríade sagrada junto a Bhraman e Vishnu .Esse mantra faz uso dos elementos universais que regem os chakras: a terra, a água, o fogo, o ar e o éter. As sílabas Na, Ma, Shi, Va e Ya ajudam cada chakra a utilizar melhor os elementos fundamentais que predominam nele. Este mantra o conduz eficazmente para sua maturidade espiritual.

  • Mantra para Purificação dos Carmas, Iluminação e Transcendência

OM MANI PADME HUM

De acordo com Dalai Lama, o propósito de recitar este mantra é transformar o corpo impuro de suas palavras e mente, no puro e louvado corpo, palavra e mente de um Buda.


Além dos mantras, podemos também repetir em nosso japamala, afirmações ou palavras de poder.

Segue algumas sugestões:

  • "EU SOU" a Ascensão deste corpo físico neste instante.

  • "EU SOU" a Saúde Perfeita agora manifestada em cada órgão do meu corpo.

  • "EU SOU" a Perfeita e inteligente atividade neste corpo.

  • "EU SOU" a Inteligência Perfeita, ativa neste cérebro.

  • "EU SOU" a Visão Perfeita, enxergando através destes olhos.

  • "EU SOU" a Audição Perfeita, ouvindo através destes ouvidos.

  • "EU SOU" a única Presença que age em meu mundo.

  • “EU SOU" a iluminação deste quarto (ou casa, escritório, etc).

  • "EU SOU" a iluminação visível através deste corpo neste instante.

  • “EU SOU" a Majestosa e Vitoriosa Presença preenchendo todos os cargos oficiais.

  • "EU SOU" agindo e suprindo instantaneamente a todas as necessidades

  • "EU SOU" a Perfeição do meu Ser"

  • "EU SOU" o Poder que governa e ordena tudo harmoniosamente.

  • "EU SOU" a plena Libertação do Amor Divino em ação.

  • “EU SOU" a Inspiração Pura.

  • "EU SOU" a Luz Pura, em ação exatamente aqui. (Visualizai isto através do corpo agora).

  • "EU SOU" a Revelação Pura de tudo o que desejo saber.

  • "EU SOU" agora o Ser Ascensionado que desejo ser

  • “EU SOU" minha Eterna Libertação de toda imperfeição humana neste instante.

  • "EU POSSO" por que "EU SOU".

  • "EU SOU" a Presença Protetora que está sempre alerta.

  • "EU SOU" o Radiante Esplendor que preenche todas as coisas em manifestação.

  • "EU SOU" a Vida que flui através de toda manifestação.

  • "EU SOU" a Suprema Atividade Inteligente através de minha mente e coração.

  • "EU SOU" a Perfeição do meu mundo, e Ele é Auto Sustentado.

  • "EU SOU" a Inesgotável Energia e Inteligência, sustentando-me.

  • "EU SOU" a respiração perfeitamente controlada do meu corpo.

  • "EU SOU" a Presença Guardiã que consome imediatamente tudo o que tente me perturbar.

  • "EU SOU" a milagrosa Presença, trabalhando em tudo aquilo que necessito realizar.

  • "EU SOU" a essência de tudo aquilo que desejo.

  • "EU SOU" o Poder que gera paz e harmonia.

  • "EU SOU" a Energia que emprega em cada ação.

  • "EU SOU" a Luz que ilumina cada célula de meu Ser.

  • "EU SOU" a Inteligência e a Sabedoria dirigindo cada esforço.

  • "EU SOU" a Força e a Compreensão, Perfeita.

  • "EU SOU" a Habilidade a ser aplicada constantemente.

  • "EU SOU" a Verdade que me dá agora a Liberdade Perfeita.

  • "EU SOU" o Sábio, o Construtor e a Perfeição que agora se expressa.

  • "EU SOU" o que desejo ser.

  • "EU SOU" a Manifestação Perfeita atuando em (nomeie pessoa ou coisa).

  • "EU SOU" a Energia Perfeita de cada sopro que respiro

  • "EU SOU" a Presença da saúde perfeita.

  • "EU SOU" a Presença em guarda.

  • "EU SOU" invulnerável a qualquer perturbação repentina.

  • "EU SOU" a Presença que nada pode perturbar.

#mantra #hinduísmo #budismo #chackras

855 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
INFORMAÇÕES
CONTATO
Serpente Sagrada | CNPJ 33.292.118/0001-90 | Rua Duarte de Azevedo 543 Santana - São Paulo/SP  CEP 02036-022
Prazos de entrega dos produtos variam de acordo com disponibilidade. Pronta entrega são postados no Correios em até 5 dias úteis e encomendas são combinadas à cada caso, nos consulte.