top of page

Ayahuasca, quem pode consagrar essa Sagrada Medicina Indígena?

Atualizado: 28 de out. de 2022




CONTRA-INDICAÇÃO


A Ayahuasca possui restrições com algumas patologias e medicamentos, principalmente devido ao IMAO, presente no cipó Banisteriopsis caapi. Caso você faça uso de medicamentos com IMAO como contraindicação, possua epilepsia ou esquizofrenia, não é recomendado a consagração da medicina indígena. Considera ser contraindicado também para pessoas com personalidades esquizoides e pré-psicóticas, neuróticos com instabilidade de identidade e níveis altos de ansiedade (como síndrome do pânico).


Se você utiliza alguns dos medicamentos ou está com dúvidas, entre em contato com o responsável ou espaço que você pretende consagrar Ayahuasca, comunique sobre os medicamentos e assim, ser orientado de acordo com o seu caso. Verifique junto ao seu médico(a) a autorização escrita, liberando sua participação no ritual, evitando assim interferências/alterações químicas e psicológicas da Ayahuasca em relação ao seu atual tratamento.


Antidepressivos inibidores seletivos da recaptação da serotonina como (contraindicados com a Ayahuasca): -Fluoxetina (Prozac e outros); -Citalopram (Cipramil, Denyl); -Paroxetina (Aropax, Cebrilin, Pondera); -Sertralina (Novativ, Sercerin);

Antidepressivos tricíclicos como: -Imipramina (Tofranil); -Desipramina (Norpramina); -Clomipramina (Anafranil);


Por conta dos seus efeitos hipertensivos, eliminamos também os candidatos em uso de psicoestimulantes como Ritalina. O bom senso indica que enquanto não se sabe ao certo os efeitos específicos de cada uma das substâncias citadas em relação às dosagens habituais de DMT e agentes inibidores da monoamina oxidase tipicamente contida na Ayahuasca, não se deve incentivar o uso da bebida em pessoas usuárias dessas medicações.


Não é recomendado para grávidas, nos três primeiros meses.


RECOMENDAÇÕES DE USO DA AYAHUASCA Evitar tirosina: Embora o efeito da Ayahuasca sobre a MAO seja de inibição curta e reversível é interessante, pelo menos para quem sofre de hipertensão, não utilizar alimentos contendo níveis elevados de tirosina (precursor da dopamina, epinefrina e norepinefrina) convertida em tiramina pelas bactérias intestinais. A tiramina, na vigência de uma inibição da MAO como a induzida pelo Jagube, pode também chegar na circulação gerando elevação da pressão arterial. O uso de alguns estimulantes do grupo das anfetaminas assim como alguns broncodilatadores podem também reforçar uma tendência para hipertensão. Assim sendo para pessoas portadores de hipertensão achamos por bem recomendar a limitação do uso das bebidas e alimentos ricos em tirosina por 24 horas antes da Cerimônia.


Alimentos ricos em tirosina: vinhos tintos, cerveja e whisky, soja fermentada (misso), favas, queijos envelhecidos, peixes defumados, patê e produtos animais enlatados, molhos concentrados de carne, salsicharia, repolho fermentado (Sauerkraut) e aditivos proteicos vendidos em academia de ginástica.


O REGIME DOS VEGETALISTAS Na prática dos vegetalistas e curandeiros utilizando a Ayahuasca como medicina para cura é comum a recomendação de regimes diversos principalmente sem carne, gorduras, sal, açúcar, lactose, bebidas alcoólicas e abstinência sexual. Alguns desses preceitos, com a eliminação do sal e do álcool se justificam do ponto de vista bioquímico, outras tem justificativas de natureza essencialmente espiritualistas.

2.112 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page