top of page

Os Efeitos Terapêuticos dos Tambores

Atualizado: 6 de jul. de 2020


A terapia com tambores é uma abordagem antiga que usa o ritmo para promover a cura e a auto-expressão. Dos xamãs de Tuva aos curandeiros Minianka da África Ocidental, técnicas de ritmo terapêutico foram usadas há milhares de anos para criar e manter a saúde física, mental e espiritual. Pesquisas atuais estão comprovando os efeitos terapêuticos das técnicas do ritmo antigo. Essas pesquisas indicam que o som do tambor acelera a cura física, aumenta o sistema imunológico, produz sentimentos de bem-estar, libera de traumas emocionais e reintegra e ser como um todo.

Outros estudos demonstraram os efeitos calmantes, focais e curativos de tambores em pacientes com Alzheimer, crianças autistas, veteranos de combate, adolescentes emocionalmente perturbados, adictos em recuperação, pacientes traumáticos e populações de prisões e sem-abrigo. Os resultados do estudo demonstram que o tambor é um tratamento valioso para o estresse, a fadiga, a ansiedade, o vício , a hipertensão, a asma, a dor crônica, a artrite, doenças cardíacas, doenças mentais, câncer , esclerose múltipla, doença de Parkinson, acidente vascular cerebral, distúrbios emocionais e uma ampla gama de deficiências físicas. Os estudos de pesquisa mencionados também indicam que o tambor:


REDUZ TENSÃO, ANSIEDADE E ESTRESSE

Tocar tambor induz ao relaxamento profundo, diminui a pressão sanguínea e reduz o estresse. O estresse, de acordo com a pesquisa médica atual, contribui para quase todas as doenças e é a principal causa de doenças que ameaçam a vida com ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e falhas do sistema imunológico. Um estudo de 2003 descobriu que os membros de um circulo de tambores ajudou a reduzir o estresse e a rotatividade de empregados no setor de cuidados de longa duração e também pode ajudar outras ocupações de alto estresse. Um estudo inovador de 2005 demonstrou que o tambor tocado pelo grupo não só reduz o estresse, mas inverte os interruptores genéticos que ativam a resposta ao estresse, considerada responsável no desenvolvimento de doenças comuns.


AJUDA A CONTROLAR A DOR CRÔNICA

A dor crônica tem um efeito progressivamente drenante sobre a qualidade de vida. Os pesquisadores sugerem que os tambores servem como uma distração da dor e do sofrimento. Além disso, o tamborilar promove a produção de endorfinas e opiáceos endógenos, que possuem analgésicos semelhantes a morfina e podem assim ajudar no controle da dor.

As endorfinas estão entre os produtos químicos do cérebro conhecidos como neurotransmissores, que interagem com os receptores de opiáceos no cérebro para reduzir a nossa percepção de dor e age de forma semelhante a drogas como a morfina e a codeína. Em contraste com os medicamentos opiáceos, no entanto, a ativação dos receptores de opiáceos pelas endorfinas do corpo não leva à dependência. Embora seja necessário fazer mais pesquisas, acredita-se que as endorfinas produzam quatro efeitos importantes no corpo / mente: aliviam a dor, reduzem o estresse, aumentam o sistema imunológico e adiam o processo de envelhecimento.


AUMENTA O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Um estudo de pesquisa médica de 2001 indica que a participação em círculos de tambores aumentam progressivamente a imunidade. Conduzido pelo renomado especialista em câncer, Barry Bittman, o estudo demonstra que som dos tambores realmente aumenta as células que matam câncer, e ajudam o corpo a combater o câncer e outros vírus, incluindo a AIDS. Segundo o Dr. Bittman, "o som do tambor toca nossa biologia, orquestra nossa imunidade e permite que a cura comece. É simplesmente uma questão de deixar ir, juntar-se e se divertir.


ALIVIA A DEPRESSÃO

Ao ajudar as pessoas a expressar suas emoções, a terapia musical parece ser um tratamento eficaz para a depressão. Duas vezes por semana, com a ajuda de terapeutas musicais treinados, os participantes de um estudo de pesquisa de 2011 aprenderam a improvisar música usando , um instrumento de percussão comum ou um djembe . Os resultados do estudo demonstraram que os participantes que receberam terapia musical , tiveram melhora significativamente maior em seus sintomas do que aqueles que receberam apenas os cuidados padrão.


Produz uma autoconsciência mais profunda ao induzir a atividade cerebral síncronica.

A pesquisa demonstrou que a transmissão física da energia rítmica ao cérebro sincroniza os dois hemisférios cerebrais. Quando o hemisfério esquerdo lógico e o hemisfério direito intuitivo começam a pulsar em harmonia, a orientação interior do conhecimento intuitivo pode fluir sem impedimento na consciência. A capacidade de acessar informações inconscientes através de símbolos e imagens facilita a integração psicológica e a reintegração de si mesmo. Tocar tambor também sincroniza as áreas frontal e inferior do cérebro, integrando a informação não verbal de estruturas cerebrais inferiores no córtex frontal, produzindo "sentimentos de percepção, compreensão, integração, certeza, convicção e verdade, que superam os entendimentos comuns e tendem a persistir por muito tempo após a experiência, muitas vezes fornecendo informações fundamentais para tradições religiosas e culturais "


ACESSA TODO O CÉREBRO

O motivo pelo qual o ritmo é uma ferramenta tão poderosa, é que ele permeia todo o cérebro. A visão, por exemplo, está em uma parte do cérebro, fala outra, mas o som dos tambores acessam todo o cérebro. O som do rufar gera conexões neuronais dinâmicas em todas as partes do cérebro, mesmo quando há danos significativos ou comprometimento, como o Desordem de Déficit de Atenção (ADD). De acordo com Michael Thaut, diretor do Centro de Pesquisa Biomédica em Música da Universidade Estadual do Colorado, "pistas rítmicas podem ajudar a treinar o cérebro após um acidente vascular cerebral ou outro comprometimento neurológico, como com os pacientes de Parkinson ..."

O tamborilar rítmico, induz a estados naturais de consciência alterados, que possuem uma ampla gama de aplicações terapêuticas. Um estudo recente de Barry Quinn, Ph.D. demonstra que mesmo uma breve sessão com tambores pode duplicar a atividade das ondas cerebrais alfa, reduzindo drasticamente o estresse. O cérebro muda de ondas Beta (concentração e atividade focada) para ondas Alpha (calma e relaxada), produzindo sentimentos de euforia e bem-estar . A atividade alfa está associada à meditação, ao transe xamânico e aos modos integrativos de consciência. Essa facilidade de indução contrasta significativamente com os longos períodos de isolamento e prática exigidos pela maioria das disciplinas meditativas antes de induzir efeitos significativos. A estimulação rítmica é uma técnica simples, mas eficaz, para afetar os estados mentais.


CRIA UMA SENSAÇÃO DE CONEXÃO COM O EU E OS OUTROS

Em uma sociedade em que os sistemas tradicionais de apoio à família e à comunidade se tornaram cada vez mais fragmentados, os círculos de tambores proporcionam uma sensação de conexão com os outros e o suporte interpessoal. Um círculo de tambores oferece uma oportunidade para se conectar com seu próprio espírito em um nível mais profundo, e também para se conectar com um grupo de pessoas de mentalidade semelhante. O tambor em grupo alivia o egocentrismo, isolamento e alienação. De acordo com o educador de música e consultor de liderança, Ed Mikenas, "Tocar tambor fornece uma experiência autêntica de unidade e sincronicidade. Se juntamos pessoas que estão fora de sincronia com elas mesmas (ou seja, doentes e viciadas) e ajudamos a experimentar o fenômeno do arrastamento, é possível para eles sentir com e através de outros o que é ser síncrono em um estado de conexão pré-verbal.


Nos ajuda a experimentar a ressonância com os ritmos naturais da vida

Ritmo e ressonância ordenam o mundo natural. A dissonância e a desarmonia surgem apenas quando limitamos nossa capacidade de ressoar totalmente e completamente com os ritmos da vida. A origem da palavra ritmo deriva do grego "fluir". Podemos aprender a fluir com os ritmos da vida simplesmente aprendendo a sentir a batida, o pulso ou o groove enquanto toca. Quando tocamos tambor,sentimos esse fluxo rítmico, especialmente em uma batida mais lenta e estável, eles podem se transformar em um estado de relaxamento profundo e consciência expandida. É uma maneira de tornar o Eu essencial de acordo com o fluxo de um universo dinâmico e inter-relacionado, ajudando-nos a sentir-se conectados ao invés de isolados e alienados.


FORNECE UMA ABORDAGEM SECULAR PARA ACESSAR UMA POTÊNCIA SUPERIOR

Os tambor xamânico produzem um senso de conexão e comunidade, integrando corpo, mente e espírito. De acordo com pesquisas publicadas no American Journal of Public Health, "as atividades xamanicas trazem as pessoas de forma eficiente e direta para encontros imediatos com forças espirituais, focalizando o cliente em todo o corpo e integrando a cura nos níveis físico e espiritual. Esse processo lhes permite conectar-se com o poder do universo, externalizar seus próprios conhecimentos e internalizar suas respostas, além de fortalecer seu senso de empoderamento e responsabilidade. Essas experiências são curativas, trazendo os poderes restauradores da natureza para configurações clínicas ".


LIBERA SENTIMENTOS NEGATIVOS, BLOQUEIOS E TRAUMA EMOCIONAL

Tocar tambores ou ouvi-los pode ajudar as pessoas a expressar e abordar problemas emocionais. Sentimentos e emoções inesperados podem formar bloqueios de energia. A estimulação física do tamboril remove os bloqueios e produz liberação emocional. As vibrações sonoras ressoam através de cada célula do corpo, estimulando a liberação de memórias celulares negativas. Como conselheiro de jovens em risco, Ed Mikenas descobre que "O tamborilar enfatiza a auto-expressão, ensina a reconstruir a saúde emocional e aborda questões de violência e conflito através da expressão e integração de emoções". Michael Winkelman, líder em perspectivas neuro-teológicas sobre o xamanismo, acredita que o tamborilismo e outras atividades de eventos de consciência xamanica podem também abordar as necessidades emocionais das populações viciadas. Em seu artigo de 2003, " Drumming Out Drugs ", Winkelman concluiu que "os círculos de tambores têm papéis importantes como terapia de dependência complementar, particularmente para recaídas repetidas e quando outras modalidades de aconselhamento falharam".


FOCALIZA NO MOMENTO PRESENTE

O tamborilar ajuda a aliviar o estresse que é criado e arraigado em eventos passados, bem como preocupações excessivas com o futuro. Quando alguém toca um tambor, é colocado diretamente no aqui e agora. Um dos paradoxos do ritmo é que ele tem tanto a capacidade de mover a sua consciência do seu corpo para os reinos além do tempo e do espaço, como para fundamentar você firmemente no momento presente. Isso permite que você mantenha uma parte da consciência comum enquanto experimenta consciência não comum. Isso permite uma recordação completa da experiência visionária.


FORNECE UM MEIO PARA AUTO-REALIZAÇÃO INDIVIDUAL

O tamborilar ajuda a reconectar-nos ao nosso núcleo, aumentando o nosso sentido de empoderamento e estimulando a nossa expressão criativa. O educador de música Ed Mikenas acredita que "a vantagem de participar de um grupo de tambores é que você desenvolve um circuito de feedback auditivo dentro de você e entre os membros do grupo - um canal para auto-expressão e feedback positivo. Cada pessoa em um círculo de tambor está se expressando através de seu tambor e ouvindo os outros tambores ao mesmo tempo. "Todo mundo está falando, todos são ouvidos, e o som de cada pessoa é uma parte essencial do todo.”

Cada pessoa pode despertar seus sentimentos sem dizer uma palavra, sem ter que revelar seus problemas. O tambor do grupo complementa os métodos tradicionais de terapia de conversação. Fornece um meio de explorar e desenvolver o eu interior. Ele serve como um veículo para transformação pessoal, expansão da consciência e construção da comunidade. O círculo de tambores está emergindo como uma ferramenta terapêutica significativa na era tecnológica moderna.


1.765 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page