top of page

Ritual do Cachimbo Sagrado e outras práticas com o Pai Tabaco

Atualizado: 28 de jan. de 2022


Os nativos americanos reúnem toda a tribo para celebrar este ritual de poder, sentados em círculo formando um conselho para resolver problemas e desentendimentos tribais. Pitar em roda nos faz lembrar da harmonia que é alcançada através da união sagrada com todos os seres, pois cada elemento representa um espírito e em equilíbrio. O Portador do Cachimbo, inicia o ritual ascendendo seu Cachimbo Sagrado e o transfere para o irmão da direita, dando permissão para este então ter o uso da palavra, buscando a solução do problema pelas preces e palavras direcionadas ao Cachimbo Sagrado. O Cachimbo Sagrado representa a união do feminino com o masculino. O fornilho é a parte feminina, semelhante ao útero e a haste representa o masculino, remetendo ao falo. Esta conexão simboliza a união das duas partes, feminino e masculino, com o Grande Espírito, pois é através da fumaça, que se conduz as preces e intenções. Um instrumento sagrado simboliza equilíbrio, harmonia, paz interior, união, criação, fertilidade e oração.

Como fazer o Ritual: Prepare o local onde irá acontecer o Ritual. Posicione os participantes em círculo e em silêncio, meditação e gratidão acenda o Cachimbo Sagrado, com a mão esquerda no fornilho (lado esquerdo representa o feminino). Ao acender o tabaco, reverencie o Cachimbo e sua medicina de cura. Posicionar o fornilho voltado para o coração (reconhecendo o sagrado feminino), girar o cachimbo posicionando a haste voltada para o coração (reconhecendo o sagrado masculino), direcionar o cachimbo para o chão e ofertar a medicina à Mãe Terra. Direcionar o cachimbo em frente ao coração e ofertar a medicina ao seu coração. Direcionar o cachimbo para o alto e ofertar a medicina ao Pai Céu. Em prece, agradecer ao Avô Sol, Avó Lua, a todos os seres e ao Grande Espírito. Após, de frente para o LESTE, pitar o cachimbo e soprar a fumaça à frente, evocando o Espírito do Leste e o elemento Fogo, pedindo a iluminação. Em sentido anti-horário, girar o corpo para o NORTE e soprar a fumaça à frente e evocando o Espírito do Oeste e o elemento Água, pedindo a purificação e o equilíbrio das emoções. Dirigir-se para o OESTE, pitar o cachimbo e soprar a fumaça à frente, evocando o Espírito do Oeste e o elemento Terra, pedindo a firmeza e abundância. Dirigir-se para o SUL, pitar o cachimbo e soprar a fumaça à frente, evocando o Espírito do Sul e o elemento Ar, pedindo que as mensagens do Grande Espírito e as preces sempre cheguem. Volte-se para o Leste novamente e inicie a purificação com a fumaça. Primeiramente, pitar e soprar a fumaça no próprio cachimbo, depois soprar a fumaça nas mãos e leve a fumaça até a cabeça (chakra coronário). Depois pitar e soprar a fumaça em seus ombros e nas suas mãos, um de cada vez. Em seguida, sopre a fumaça no seu coração (chakra cardíaco) e na região genital (chakra básico) e nos pés. Enquanto realiza essa purificação visualize toda energia negativa sendo retirada. Nunca pite o Tabaco sem a purificação, é um desrespeito ao Espírito da planta. Após esse processo, pite e em oração (falar ou pensar), sopre a fumaça para cima, em direção à Nação dos Céus (Estrelas e Planetas). Ao terminar suas preces, agradeça e passe o Cachimbo Sagrado ao irmão da direita. Cada um abastece de tabaco e acende, passando o cachimbo aceso para o próximo. A roda pode ser realizada quantas vezes for necessário. Para encerrar, o Cachimbo Sagrado volta para o início e em agradecimento a todos, encerra a cerimônia. Todo o ritual é realizado no silêncio, outra característica muito profunda do Ritual do Cachimbo Sagrado, pois o silêncio minimiza o ar, o que proporciona uma atmosfera ideal para se comunicar com o Mundo dos Espíritos.


Armadilha de Tabaco Pegue um pedaço de tecido vermelho de algodão e um punhado de Tabaco. Rezar o Tabaco pedindo para que limpe, elimine e cauterize toda e qualquer energia negativa, miasmas ou larvas astrais que estejam no seu corpo físico ou espiritual. Coloque um punhado dentro do tecido vermelho e faça uma "trouxinha". Passe essa trouxinha pelo seu corpo novamente reforçando seu rezo. Após, deixe essa trouxinha aos pés de uma árvore, como uma oferta para que ela transmute toda negatividade retirada.


Fumo de Rezo Ao utilizar uma planta, reverenciamos todos os ancestrais e seres no qual estão ligados a ela. Sendo assim, sempre se pita com cautela, extrema necessidade e respeito. Para produzir o fumo de rezo, pegue uma quantidade de tabaco e ervas que sentir de usar, de acordo também com sua intenção. Deixe secar bem as plantas escolhidas e as macere, nas mãos ou em pilão. Em seguida, reze as ervas pedindo pelo o que necessita, e armazene em materiais condutores de energia e naturais, como vidro, barro, entre outros. Não use plástico.


Benzimento com Cachimbo Após o ritual de purificação em si, como mencionado no Ritual do Cachimbo Sagrado, peça para quem receberá o benzimento se sentar. Em rezo, pedindo pela purificação, proteção e o que mais houver necessidade, sopre a fumaça em cada local: cabeça (chakra coronário), olhos, dentro dos ouvidos e nariz (celar, proteção e tirar maus pensamentos), garganta (chakra laríngeo), axilas (alto acumulador de energia), mãos, peito (chakra cardíaco), umbigo (chakra do plexo solar), área genital (chakra básico), joelhos, pés e atrás, por toda coluna. Após o benzimento, agradeça sempre a doação das ervas e todos os Seres.


14.250 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page